14/7/2023

Ouvindo o Medo & Delírio em Brasília, fico sabendo que Jacques Wagner (PT) está defendendo a recondução de Augusto Aras na Procuradoria Geral da República. Como as minhas expectativas para o governo Sarney 2, quer dizer, Lula 3 eram as piores possíveis, não posso dizer que esteja surpreso com mais essa cagada e mais essa composição injustificável da esquerda com o bolsonarismo e com quem foi responsável por aliviar os crimes cometidos por Jair Bolsonaro na Presidência da República, em particular durante a pandemia. A capacidade do Grande Líder e dos governos de seu partido de compor com criminosos do passado – sobretudo militares – de forma a jogar tudo para baixo do tapete é infindável. A cada mês de governo, vamos tendo várias mostras disso.

*  *  *

O sistema de transporte público da Região Metropolitana do Rio de Janeiro continua uma porcaria. Ontem a linha dois do Metrô deixou de funcionar na hora do rush, fim da tarde, por falta de energia elétrica. O tipo de problema que provavelmente tem origem na falta de investimento, falta de manutenção, falta de funcionários etc. O serviço do trem sempre foi medonho e o serviço do metrô está ficando cada vez mais parecido com o do trem.

O metrô, aliás, não faz investimento algum nas estações. A maioria delas continua não contando com banheiros, escadas rolantes e outros itens presentes nas estações mais recentes. Algumas escadas de estações como a Saenz Peña alagam há décadas, sem que qualquer obra ou adequação seja feita. É tudo um grande “foda-se” para a população do Rio de Janeiro.

A concessão de 20 anos do metrô foi renovada de forma antecipada e inacreditável – no nono ano! – no governo de Cabralzinho Metralha, quando Julio Lopes (então no PP) era secretário estadual de transportes, conforme critiquei diversas vezes à época. O Ministério Público, a Polícia Federal, a Polícia Civil, o Ministério Público Federal, a Assembleia Legislativa, o jornalismo praticado pelas corporações de mídia e até a ampla maioria dos dirigentes de partidos de esquerda acharam tudo muito bom e muito normal – quando era mais do que evidente que só corrupção grossa justificaria tais medidas.

As estações do BRT – as que funcionam, claro, porque há as que ficam fechadas – são muito mal sinalizadas. Também é impossível enxergar as linhas e os nomes das estações nos adesivos colados em estações e veículos. Além de integrar o grande “foda-se” para a população que é o sistema de transporte público do Grande Rio, essa sinalização entra no rol daquelas coisas que são feitas por um designer (programador visual) que certamente não é usuário do produto (cartaz) que ele mesmo faz. Se fosse, faria melhor e diferente. Esse tipo de coisa desafia minhas convicções de direitos humanos e antipunitivistas: dá vontade de falar que o responsável deveria ser sumariamente fuzilado – ou, pelo menos, submetido a algumas dezenas de chibatadas. “Desperta meus instintos mais primitivos”, como muito bem disse em certa ocasião o então deputado federal e bandidão bolsonarista Roberto Jefferson.

*  *  *

Por falar em transporte público, vale a pena reler essa postagem de 24 de junho de 2013. Por esses e outros feitos e méritos é que Haddad é Lula foi escolhido candidato à presidência em 2018 e ministro da Fazenda no atual governo.

*  *  *

O sujeito pega um transfer para o aeroporto de uma cidade grande da Argentina. O transfer havia sido combinado previamente com a motorista. Ao final da corrida, enquanto retira mala do porta-malas do carro, ouve a seguinte frase, dita com satisfação (era um elogio) pela condutora: “Você não tremeu de vir com uma mulher dirigindo”.

Quando a gente acha que certas coisas estão normalizadas, que nada. O machismo tá aí, firme e forte.

Deixe um comentário